domingo, 19 de fevereiro de 2017

Oscar 2017 (melhor filme): "in MOONLIGHT black boys look blue"

Resultado de imagem para moonlight movie tumblr

Moonlight é divido em três passos lentos: Moleque (infância), Chiron (juventude) e Nego (adulto) mas não tem nada a ver com Boyhood, ok?! Então de cara já ficamos sabendo tudo aquilo que fez Chiron ser quem é: o bairro pobre de Miami, a mãe viciada, a homossexualidade,... E claro, seu processo de amadurecimento se adaptando as situações desafiantes que é colocado.


Resultado de imagem para moonlight movie tumblr
MAHERSHALA ALI ROUBOU AS CENAS EM QUE APARECE
Na primeira parte, temos uma criança confusa que acha em um traficante de drogas uma figura paterna. Mas na verdade, isso é adquirido sem muito esforço: basta o mínimo de compreensão e diálogo para que a relação em Juan e Chiron seja criada. Juan é quase dois homens, o chefe das ruas bem marrento e  o namorado amoroso de Teresa que juntos auxiliam Chiron em toda sua trajetória (ou melhor, quase toda. Juan não permanece, mas seria spoiler demais).
É nessa fase que Chiron questiona sua sexualidade e a relação dos negócios de Juan com o que a mãe faz. Inclusive, essa situações compõe umas das melhores cenas.

Imagem relacionada

Tudo isso é mostrado de forma muito sensível. Acho que talvez ficou aí a falha, nos filmes, a linha entre o sensível e o sutil é muito tênue e o sutil é facilmente ruim. Acredito que a temática tinha tudo para fazer do filme cheio de cenas arrebatadoras, mas invés disso Berry Jenkins, diretor do filme, optou por fazer tudo como um carinho no rosto: leve mas significativo.

Já na adolescência, Chiron já tem noção de tudo isso mas continua um rapaz quieto que tenta manter uma fachada como mecanismo de defesa. Ele explora mais sua sexualidade e finalmente se permite sentir revolta, que é quando algo acontece e dá a Chiron a ocasião perfeita para mudar radicalmente de atitude.

Imagem relacionada


No decorrer do filme você acabada percebendo - ou se conformando - que a ideia é simplesmente mostrar a vida como ela é, com decisões difíceis, pessoas que vem e vão, momentos de reflexão e sem muitos finais felizes. Mas analisando minuciosamente, algo te mostra que na verdade não é pra ser uma biografia seca de um personagem, mas a de seus sentimentos. Sem falar muito, eles são passados discretamente para o telespectador com a ajuda de vários recursos, sendo o principal, com certeza, a fotografia.
Sem grandes diálogos ou plot twists, esse filme usa e abusa da fotografia e ângulos da câmera para dar o ar poético e triste crucial para a obra do diretor.

Resultado de imagem para moonlight movie TUMBLR Imagem relacionada
Resultado de imagem para moonlight movie TUMBLR GIF


Talvez a maior surpresa do filme seja ver o protagonista na última fase, quando se torna tudo o que até então não achávamos que ele se tornaria. E chega a ser engraçado pois, apesar de exteriormente parecer forte e durão, sua essência continua a mesma do Moleque. E sua busca continua a mesma: interna, solitária, agoniante. Onde a última cena é um descanso disso. É quase uma chegada ao seu destino.

Imagem relacionada
NAOMI HARRIS, MINHA ATUAÇÃO PREFERIDA DO FILME.
Imagem relacionada

Resultado de imagem para moonlight ATRIZ


Inclusive, o grande auxilio na demonstração dessa essência permanente foi a atuação dos três atores que fizeram Chiron, Alex Hilbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes, respectivamente. Manteram trejeitos, jeitos, olhares, todos os mesmos. É praticamente impossível dizer que de fato não eram a mesma pessoa com idades diferentes.






Arrebatador? Não. Tocante? Com certeza sim.
Aposto fortemente pro Oscar, mas não pro meu pessoal hahahah

47 comentários:

  1. Nunca ouvi comentar sobre esse filme... Mas, pelo que parece com a sua resenha é que é um filme bem forte e emocionante. Não tenho muitas apostas para o Oscar, mas essa foi legal. Um beijo!

    http://gotadechampagne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza são duas palavras que descrevem esse filme!
      Beijão <3

      Excluir
  2. Olá! Ainda não vi esse filme, mas estou com a meta de ver todos os indicados ao Oscar. Só pela sua resenha, me parece que esse filme dá de 10 a 0 no musical insosso La la Land. Vi o Até o último homem e achei também bem interessante, mas é filme azarão no Oscar rsrsrs

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poooxa, insosso? eu AMEI La La Land huahauah sério, gostei mais do que esse. Mas vai de pessoa pra pessoa, né?! Vou escrever o post dele hoje e ver o resto dos filmes rs Dia 26 saberemos a verdade! Bjoss

      Excluir
  3. Não conheço esse filme,mais pela sua resenha achei bem interessante e emocionante Adorei Bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ctza são duas palavras que descrevem esse filme! Bjs.

      Excluir
  4. Menina que filme interessante, eu gostei da forma como o apresentou, fiquei com muita vontade de ver principalmente pelo que você disse sobre ser um filme que trabalha bastante a fotografia e o de não ser um biografia seca de um personagem, mas de seus sentimentos, interessante essa perspectiva! ótima dica :)

    Ari ♥
    De volta ao retrô


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg Ariadne, é bem interessante mesmo como o filme se mostra. Sobre a fotografia, vi umas pessoas descordando, mas enfim... não sou nenhuma profissional, não é?! hahahah Dá uma conferida nele! Bjos <3

      Excluir
  5. Oie! Ainda não havia ouvido falar nesse filme, mas gostei bastante da sua resenha, traz informações importantes e que despertam a nossa curiosidade. Fiquei com vontade de assistir e ver um pouco mais dessa atuação que parece maravilhosa pela sua descrição e o filme deve ser realmente muito tocante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não tá na mídia mesmo não, e em nenhum cinema daqui, eu só vi pq me interesso mto pelo assunto mesmo. Mas vc acha facilmente na internet. Dá uma conferida sim, não vai se arrepender! Beijos.

      Excluir
  6. Ainda não assisti esse filme, mas amei sua resenha!
    Fiquei super curiosa, com certeza irei assisti-lo.
    Beijos ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg ^~^ Ele não tá na mídia mesmo não, e em nenhum cinema daqui, eu só vi pq me interesso mto pelo assunto mesmo. Mas vc acha facilmente na internet. Dá uma conferida sim, não vai se arrepender! Beijos.

      Excluir
  7. Eu ouvi falar sobre o filme muito por cima e agora lendo sua resenha me deu uma vontade gigante de ver esse filme. Só pelas fotografias que você ilustrou o post a gente ja ve que a fotografia do filme é bem legal de analisar. Anotei no filmow hahaha
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA, alguém que usa filmow, que raridade!! Dps me adc lá, hahah Sim, eu tentei escolher exatamente as cenas que mais usam disso, que bom que consegui passar <3 Beijão!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece que já tinha ouvido algo sobre ele , mas ainda não vi ! tenho que ver esse filme parece ser um excelente filme , acho que no próximo fim de semana assisto heheh obrigada pela dica, beijinhos grandes http://asopinioesdaana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dá pra achar facilmente na internet! dá uma conferida sim, não vai se arrepender <3 bjos

      Excluir
  10. Eu fiquei com vontade de assistir, parece ser incrível.
    www.fabirocha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dá pra achar facilmente na internet! dá uma conferida sim, não vai se arrepender <3 bjos

      Excluir
  11. Olá!

    Eu não tinha ouvido falar sobre ele, infelizmente alguns bons filmes se perdem no meio de tanta mídia e eu sou uma pessoa de mídia admito, mas sua indicação teve um peso bem grande e eu confesso que me deu bastante vontade de assistir a esse filme, ainda mais sabendo que eles trabalharam muito bem a fotografia. Parabéns pelo blog e pela resenha.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Exatamente! É o que eu tenho respondido em alguns comentários. Eu só achei pq me interesso mto pelo assunto mesmo. Mas tente sair da bolha às vezes, vocÊ descobre umas obras incríveis. E vc acha tudo na internet! Vê esse sim, bjos <3

      Excluir
  12. Ainda não vi nada sobre esse filme, mas parece ser muito bom! Não sei, mas achei bem parecido com "cidade de Deus" ou viajei? Vou procurar sobre ele, gostei muito das fotos da filmagem e da sua resenha, deu muita vontade de ver. Uma pena que alguns filmes tão legais não ganham tanto destaque merecido, bem, eu ando meio desligada na questão de cinema (o que tá ou não passando haha)

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmm... é meio viagem sim! hahahahah Além dos atores negros (inclusive, não há NENHUM branco, nem entre os figurantes), a história não tem nada a ver. Mas em qualidade, sim! Confere mesmo dps me diz o que achou <3

      Excluir
  13. Olá! Ainda não conhecia o filme e não havia visto falar sobre, mas só de ler o nome, ele já me tocou. Gosto de histórias assim e senti uma enorme vontade de assistir!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o nome do filme é somente "Moonlight - sob a luz do luar", mas eu botei essa frase no nome do post pra causa impacto mesmo huahau ela é citada no filme e é o nome da peça de onde o file saiu. Vê sim e dps me conta! Bjs <3

      Excluir
  14. Nossa Deus , esse filme parece ser sofrido demais :(nunca ouvir falar sobre esse filme , pelo que relatou ele é bom pra cacete , vale a pena demais assistir vou compartilhar meu marido ele gosta de filmes assim.
    Obrigada por compartilhar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tãao sofrido nao, nem chorei! hahah Mas vê com ele dps me diz o que vocês acharam. Obg você! Bjos <3

      Excluir
  15. Nunca ouvir falar desse filme,mas parece ser bem interessante,muito bom.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Olá, nao conheço o filme, mas pela sua sinopse me parece ser muito bom. Gostei muito da sua escrita! Não é aquela coisa cansativa. Parabéns! Bjss
    www.claudiasallves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada! Muito bom ler isso de verdade. Confere o filme dps me conta! <3 Bjoss

      Excluir
  17. que resenha bem feita, não conheço o filme, mas já deu vontade de assistir, muito boa sua indicação, obg 😍 sucesso ak blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Quase ngm conhece, não tá na mídia. Mas acha pela internet e vê, não vai se arrepender! Sucesso pra você também <3

      Excluir
  18. Ainda não tinha ouvido falar desse filme, mas a sua resenha me chamou bastante atenção. Parece ser impactante. A minha aposta pessoal pro Oscar, e o La La Land, assisti e realmente gostei, achei a fotografia fora do comum e a história bem leve...
    Sucesso sempre, beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha também, até agora! haahah É lindo demais, né?! Eu AMEI. Mas só vamos saber a vdd dia 26 hahah Obrigada, pra você também, um beijão <3

      Excluir
  19. nossa nunca tinha ouvido falar nesse filme mais sua resenha foi super bem explicada e fiquei com vontade de assisti.

    ResponderExcluir
  20. Ualll eu nunca ouvi falar desse filme, mas já quero muito assistir.
    Parece ser bem forte e relatar fielmente como é a vida por aí.
    Parabéns e muito sucesso!
    Beijussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um relato de vidas que existem mas não tem muita visibilidade. Assiste sim, dps me conta! Sucesso sempre, obrigada e bjoss <3

      Excluir
  21. Nossa fiquei bem curiosa em relação ao filme! Pois parece ter diversas cenas fortes que te façam refletir muito! Já entrou para a minha lista ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que ele convida muito à reflexão, mas como eu falei da fotografia, acaba que tem cenas fortes sim hahah Qd assistir me conta o que achou!

      Excluir
  22. Quando você começou a descrever, eu o liguei ao Boyhood.
    Parece ser meio que a vida real, e estou curiosa para saber como o filme usa a fotografia para expressar os sentimentos.
    Taí uma programação para o Carnaval, além dos bloquinhos

    http://nitente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que iria remeter, por isso já botei bem no início do post que não tem nada a ver huahau mas assim como em Boyhood, não tem conclusão, que foi o fator que mais me desagradou. Mas de qlq jeito, vale a pena conferir. Dps me conta! Bjos, arrasa nos bloquinhos <3

      Excluir
  23. eu to doida pra assistir esse filme, desde que vi anunciando o trailer. Um dos motivos principais é o fato do Mahershala Ali estar nele, pois desde que o vi atuando em Lule Cage se tornou um dos meus atores favoritos ♥ Gostei muita da sua resenha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mentira que ele aparece em Luke Cage? caramba, ainda não vi a série e comigo vai ser ao contrário, vou assistir por causa do filme huahauh Ele rouba mto a cena! Obrigada, dps me conta o que achou do filme <3 bjoss

      Excluir
  24. Nossa que post incrível! Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse filme e agora quero muito ver!!! Achei super intrigante, e adoro histórias que mostram a evolução de um personagem. É o jeito perfeito de fazer o expectador compreender todos os traços e motivos da personalidade do personagem! Adorei, quero ver! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, muito boa sua perspectiva! A personalidade do protagonista é bem destrinchada nesse filme, então você deve gostar muito! Dps me conta o que achou, beijoss

      Excluir